domingo, 29 de novembro de 2009

Uso de antitranspirantes e câncer de mama

Recebi uma mensagem por e-mail, suplicando que a informação ali contida fosse repassada para o maior número possível de mulheres, para alertá-las a respeito de uma informação aparentemente séria: "a principal causa de câncer de mama é o uso de anti-transpirantes".

Hoje em dia, graças ao bom Deus, várias pessoas já aprenderam que não se pode dar muita credibilidade (se é que se pode dar alguma) para as excrescências que circulam nas tubulações da internet. Porém ainda existem os pobres coitados que acreditam nessas mensagens. E é exatamente para essas pessoas inocentes que escrevo está crítica. Inicialmente, deixarei uma coisa bem clara: não existe nenhuma evidência científica séria que sugira que os desodorantes anti-transpirantes provoquem câncer de mama.
Tendo dito isto, vamos agora analisar as justificativas dadas pela criatura imbecil que inventou essa balela para justificar as suas baboseiras.

1. "O corpo humano tem apenas algumas áreas por onde pode eliminar as toxinas: atrás dos joelhos, atrás das orelhas, a área das virilhas e as axilas".
*Comentário = Rapaz, fiquei impressionado com os conhecimentos de anatomia e fisiologia do camarada. Ele acabou de afirmar que nós não eliminamos nenhuma toxina nas fezes ou na urina. Super legal. Agora não precisamos mais de sistemas de esgoto. Realmente podemos eliminar toxinas pelo suor, mas por algum motivo desconhecido as toxinas desse infeliz gostam de sair apenas de trás dos joelhos, orelhas, virilhas e axilas. Talvez saiam um pouquinho também pelo cotovelo esquerdo, pálpebras, esfíncter retal interno, músculo rombóide e unha do dedo médio da mão direita. Que toxinazinhas ardilosas, não é mesmo?

2. "Os anti-transpirantes evitam a transpiração; portanto, inibem o corpo de eliminar as toxinas através das axilas, acumulando-as nestes locais. E estas toxinas não desaparecem por artes mágicas".
*Comentário = As toxinas são tão poderosas e traiçoeiras que apenas serão eliminadas pela magia negra do grande alquimista Devreaux, que habita os vales floridos da Escandinávia. Sua poção preparada com misturas de lesmas silvestres e suco de graviola é o único antídoto para os espíritos do mal que neste momento habitam os sovacos outrora fedorentos que se atreveram a utilizar os famigerados desodorantes.

3. "Como não saem pelo suor, o organismo deposita as toxinas nas glândulas linfáticas que se encontram debaixo dos braços".
*Comentário = Não existem "glândulas linfáticas", mas se o objetivo é usar termos médicos para tentar aumentar a credibilidade, tudo bem, mas cuidado para não tomar um chute na genitália cardíaca, ou cair de mau jeito sobre a costela hepática, ou torcer o joelho de Manchester, ou arrebentar o tendão de Charlton Heston, ou reverter o peristaltismo esplênico da pleura renal do trapézio.

4. "Nos homens, o câncer de mama parece ocorrer em menor proporção, mas também não estão isentos de desenvolvê-lo por causa dos anti-transpirantes que usam, ao invés de água e sabão. A diferença está no fato de os anti-transpirantes usados pelos homens não serem aplicados diretamente sobre a pele; ficam, em grande parte, nos pêlos axilares".
*Comentário = "Parece" ocorrer menos nos homens? Como assim? Quer dizer que se acontece em 1 homem para cada 200 mulheres os cientistas ainda ficam na dúvida de qual sexo é o mais atingido? E o câncer de próstata? Parece ser mais comum nos homens ou nas mulheres? E os homens tem menos câncer porque os seus pelos são tão grossos e espessos que não permitem que as partículas em jato dos desodorantes atinjam a pele? Então acabamos de encontrar a solução. Basta que as mulheres deixem de usar desodorantes e passem a cultivar uma vultuosa cabeleira axilar. E finalmente o mundo se verá livre dessa doença maligna...

E geralmente o retardado que envia este tipo de mensagem ainda termina com frases de efeito do tipo "isso aconteceu com a minha tia", "quem me passou essa informação é um médico famoso", "o Pai Toshiro disse que os búzios confirmam a veracidade de tudo que eu escrevi aqui", e outras bobagens. O melhor que podemos fazer é não ficar repassando estes boatos e/ou mandar queimar os culpados em praça pública.

Autoria: O Chinelo da Minhoca

Nenhum comentário:

Postar um comentário